quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Eleitos os primeiros Vereadores Mirins de Três Corações

Terminou o processo eleitoral que elegeu os doze vereadores que irão compor a primeira Câmara Mirim da história de Três Corações. Os jovens eleitos, que representam escolas municipais, estaduais e uma particular, desenvolveram uma campanha que chamou a atenção de professores e orientadores, ao abordarem preocupações, principalmente com suas escolas e, também, com seus bairros de origem, demonstrando respeito ao processo eleitoral e com os demais candidatos.
Os eleitos são: João Pedro Pereira Leal, do Colégio Universitário de Aplicação da UninCor; Milena Cristina Barros de Souza, da Escola Municipal Professora Henriqueta Gomes; Victória Yasmin Mafra Divino, da Escola Estadual Godofredo Rangel; Lizandra Eugênio Tavares Ferreira, da Escola Estadual Olímpia de Brito; Carlos Henrique Ribeiro Gomes, da Escola Municipal Dona Maria Laura; Caio Rodrigues da Ressurreição, da Escola Municipal Prefeito Celso Banda; Bianca Barbosa Santos, da Escola Municipal Professora Maria Evani Gomes Teles; Maria Eduarda Silvério, da Escola Municipal Rotary; Rayane Luelen Justo, da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus; Marcela Aparecida de Paula Souza, da Escola Municipal Professora Cândida Junqueira – CAIC; Kerolainy Aparecida Faria, da Escola Estadual Luiza Gomes Lemos, e Desyelle de Fátima Furtado, da Escola Estadual Américo Dias Pereira. O número de nove jovens do sexo feminino para apenas três do masculino, reflete a tendência atual da política brasileira. Prova é que, atualmente, o País é governado por uma mulher, a Presidente Dilma Roussef.
O Projeto Vereador Mirim, foi criado pela Câmara Municipal de Três Corações e colocado em prática pela sua Escola do Legislativo, tem o objetivo de despertar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens, além de aproximar o Legislativo da População. Em parceria com as escolas, a Câmara oferecerá aos alunos a oportunidade de participar de diversas atividades durante o ano, para conhecer, de perto, não só o papel da Câmara, como, por extensão, as atividades políticas que regem a comunidade. 
Pretende-se, assim, contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a nossa realidade. Entusiasta do Projeto, o vereador Altair Nogueira, atual Presidente da Câmara, disse que é um dever orientar os futuros políticos sobre as funções atribuídas aos Poderes Públicos e, em especial, ao Poder Legislativo. “Devemos mostrar aos jovens a possibilidade real de influenciar nos destinos e anseios da comunidade”. As reuniões da Câmara Mirim serão públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário